Sedação Inalatória

Sedação Inalatória com Óxido Nitroso


O óxido nitroso, conhecido como gás do riso, gás hilariante, protóxido de azoto, entre outros, foi descoberto juntamente com o oxigênio entre 1771 e 1777. Há 160 anos começou a ser utilizado na odontologia. Durante algum tempo caiu em desuso devido ao custo de produção e pelas enormes máquinas para produzi-lo. Porém, a partir do século XX, iniciaram grandes estudos para aplicação do gás a nível de consultório dentário. Inúmeros países utilizam a analgesia inalatória como método auxiliar para o tratamento odontológico, promovendo maior conforto ao paciente e profissional durante os procedimentos. Atualmente nos Estados Unidos, aproximadamente 56% dos clínicos gerais e 85% dos cirurgiões bucomaxilofaciais utilizam o gás em sua prática clínica. Na odontopediatria, esta porcentagem sobe para mais de 87%.

Esse gás consiste na mistura de oxigênio com óxido nitroso produzindo um efeito relaxante. Em relação ao tratamento dentário é um forte aliado no controle da dor, redução de stress, medo e ansiedade, principalmente nos pacientes com fobia.

O óxido nitroso/oxigênio é um gás inerte, incolor, não alergênico e de odor adocicado, que tem a capacidade de potencializar o efeito dos anestésicos locais, promovendo aumento da tolerância à dor e redução da quantidade anestésica.

Os objetivos da sedação são:

  • Bem estar do paciente;
  • Controle de comportamento;
  • Redução do stress, medo e ansiedade;
  • Produção de uma resposta psicológica positiva ao tratamento;
  • Retorno ao estado de consciência igual ao pré-tratamento ao dispensar o paciente;

É importante informar que no decorrer do uso da técnica, o paciente está todo tempo acordado, mantendo sua respiração espontânea e contínua, respondendo apropriadamente ao comando verbal. Salientamos ainda, que o uso do anestésico é necessário e que a sedação consciente com óxido nitroso/oxigênio se difere totalmente da sedação profunda e da anestesia geral, pelo fato da manutenção da consciência.

A técnica é contra-indicada em pacientes de baixa idade (nível baixo de comunicação e compreensão), paralisia cerebral, autista, alcoólatras, dependentes químicos, doenças pulmonares obstrutivas crônicas (enfisema pulmonar, bronquite crônica etc), distúrbios emocionais severos, primeiro trimestre da gravidez, pacientes sob tratamento de doenças neoplásicas (bleomicina), sinusite aguda, doença de Alzeimer, pacientes que fazem uso de próteses auditivas internas, otites e perfuração timpânica recente.

Por não apresentar qualquer significado negativo, a técnica pode ser usada com segurança nos casos de: Acidente Vascular Cerebral(AVC), Mal de Parkinson, desmaios, convulsões, epilepsia, aterosclerose, arteriosclerose, hipertensão, hemorragias, problemas cardiovasculares (válvulas, marcapassos, transplantes), angina, arritmias cardíacas, infarto do miocárdio, febre reumática, cirrose, hepatite, hemofilia, anemias, úlceras gástricas, diabetes, asma e etc.

Enfim, o DR. MARCO ANTONIO LOPES há 4 anos vem trazendo até você tecnologia, qualidade e conforto para tornar o tratamento dentário cada vez mais agradável. Agora você pode contar com uso da técnica de sedação consciente, realizada por profissional qualificado e habilitado pelo Conselho Regional de Odontologia. Para maiores esclarecimentos, AGENDE UMA CONSULTA.

Tratamentos

Quer saber mais?

Agende uma consulta com o Dr. Marco Antônio Lopes.

Entre em contato!