Blog

Sedação inalatória com óxido nitroso/oxigênio: uma opção eficaz para pacientes odontofóbicos


Postado em 01 de outubro de 2015


Sedação Inalatória

O medo de dentista constitui um obstáculo comum para o tratamento odontológico, gerando emergências médicas e problemas sistêmicos graves, devido à péssima condição de saúde oral destes indivíduos. As técnicas de abordagem comportamental representam a primeira opção para controlar o temor do paciente, entretanto, geralmente estas técnicas não conseguem minimizar este sentimento, principalmente em procedimentos cirúrgicos e em pacientes que apresentam algum trauma relacionado ao tratamento odontológico. A sedação consciente com uso do óxido nitroso e oxigênio (N2O/O2) pode ser uma opção quando as técnicas de controle comportamental não são eficazes, reduzindo o medo e permitindo o atendimento.

O óxido nitroso (N2O) é um gás incolor, de cheiro adocicado, com baixa solubilidade sanguínea, que rapidamente é difundido através das membranas alveolares, elevando as concentrações alveolar e cerebrais em segundos2. A primeira saturação do sangue e do cérebro com N2O ocorre de 3 a 5 minutos após o início do uso, devido à rápida substituição de N2 por N2O dos alvéolos e do sangue. O N2O possui efeito ansiolítico, relaxante e levemente analgésico, auxiliando no tratamento de pessoas que possuem histórico de experiência negativa com algum tipo de tratamento dentário.

A sedação inalatória permite a titulação da sedação, podendo ser reduzida ou aprofundada de acordo com a resposta clínica do paciente e é extremamente segura, não apresentando contra indicação absoluta. A utilização da sedação consciente influencia de forma decisiva no comportamento de pacientes odontofóbicos, reduzindo a ansiedade e o medo com o decorrer das consultas

A utilização desta técnica em pacientes odontofóbicos é uma excelente indicação, pois a sedação consciente possui potencial ansiolítico, diminui o metabolismo basal (retardando a absorção dos anestésicos locais), ajuda a manter a pressão arterial e a glicemia em níveis aceitáveis e permite que o paciente permaneça consciente, melhorando sua colaboração .

A sedação consciente por N2O/O2 possui muitas vantagens, como: início rápido de ação após sua administração; efeito clínico máximo de 3 a 5 minutos; a profundidade da sedação é facilmente alterada para mais ou para menos; duração da ação pode ser variável, de acordo com o profissional que administra; permite ser gradualmente dosado, possibilitando a titulação e o tempo de recuperação total do paciente após o término da sedação é de 3 a 5 minutos, em oxigênio a 100% 9. Estas são vantagens que vem consolidando o seu uso na Odontologia, sendo essencial o conhecimento aprofundado desta técnica e a necessidade de habilitação do profissional para utilização de forma satisfatória.


Quer saber mais?

Agende uma consulta com o Dr. Marco Antônio Lopes.

Entre em contato!